sobre o louvre pau-brazyl

Entre 2016 e 2021 o museu do louvre pau-brazyl estabeleceu-se como uma franquia ficcional do Museu do Louvre de Paris no edifício Louvre desenhado por João Artacho Jurado no centro de São Paulo.

A estrutura do prédio paulista foi determinante para as ações do projeto; 9 blocos distintos compõem o edifício Louvre, cada um dos quatro blocos da frente carrega nomes de pintores europeus: Da Vinci, Rembrandt, Renoir e Velázquez e gravuras de obras dos respectivos artistas decoram os halls de entrada. Os cinco blocos do fundo, no entanto, não apresentam nem pintor, nem gravura; mas através de plantas baixas e de anúncios de vendas é possível recuperar o pintor apagado: o brasileiro Pedro Américo. O museu do louvre pau-brazyl investigou as camadas de narrativas e assimetrias presentes nesse museu-trouvé.

Uma trilogia de exposições foi inaugurada com a coletiva 9 do 9 (2016) no mezanino de corredores palacianos, que é um espaço público do condomínio durante o horário comercial; seguida por Desdito (2017), individual de Lais Myrrha, que explorou as dependências do Pedro Américo — bloco dos fundos e garagem; e, por fim, a coletiva 3º ato: o verso (2019), que se debruçou sobre a fachada dos fundos do prédio e seus arredores.

Um programa editorial acompanhou as exposições registrando-as e expandindo as suas discussões. Foram publicados: a autobiografia da monalisa (2016); onde está pedro américo? (2018); vermelhos (2020).

Duas intervenções finalizaram o projeto, a proposição Regulamiento (2020) de Enric Farrés Duran sugeriu mexer com as entranhas burocráticas do prédio ao enviar para o condomínio uma reescritura de seu Regimento (Regulamento) que data de 1987, emoldurado e exposto no térreo e no mezanino desde então; e a instalação site-specific ALGUMA VERSÃO DE ALGO QUE ACONTECEU (2021), uma pintura na empena dos fundos do prédio do Chopped Liver Press (Adam Broomberg & Oliver Chanarin) assume a função de epitáfio do museu do louvre pau-brazyl.

endereço
edifício Louvre
avenida são luís, 192
república
01046-000
são paulo, sp
brasil

contato
museu@louvrepaubrazyl.org

ficha técnica

direção

guilherme giufrida
jéssica varrichio

concepção inicial

jéssica varrichio

tradução

emma young

fotografia

p.ardid, exceto quando mencionado

identidade visual

alles blau

desenvolvimento do site

mário neto

esse site foi ao ar em

9 do 9 de 2021

/